O cromossomo Y é a chave para descobrir a linhagem paterna. Infelizmente, somente os homens podem fazer um teste de linhagem paterna, já que as mulheres não possuem o cromossomo Y. No entanto, se uma mulher quer saber a sua ascendência paterna, é possível fazer o teste, pedindo a um parente direto do sexo masculino para fazer o teste de DNA em seu lugar.

O teste de linhagem paterna é muitas vezes referido como o teste de linhagem Y-STR. STR é uma sigla em inglês para Short Tandem Repeats, e basicamente significa seqüências repetidas de DNA. A letra Y se refere ao cromossomo Y, que define as características de “masculinidade”. A mutação pouco freqüente do cromossomo Y e o fato de que é herdada por todas as crianças do sexo masculino via seu pai, faz o teste de linhagem paterna ser preciso e confiável.

Teste Y-STR de linhagem paterna e teste de cromossomo Y

Importante notar que o teste Y-STR de linhagem paterna não é o mesmo que o teste de cromossomo Y. O escopo do teste de linhagem paterna é para ligá-lo às suas antigas origens. Este teste de DNA é de fato classificado como um tipo de teste de ancestralidade. O teste de cromossomo Y é feito entre dois ou mais indivíduos do sexo masculino para confirmar se eles têm o mesmo pai, ou se eles compartilham da mesma linhagem paterna.

O teste de cromossomo Y irá confirmar se dois homens são irmãos, meio-irmãos ou não são relacionados. O teste de cromossomo Y não diz nada sobre antigos grupos ancestrais, padrões de migração e herança genética. O teste de linhagem paterna é muito mais adequado para conhecer a sua genealogia. Por outro lado, se você quiser estabelecer sua conexão biológica com outros homens para tirar sua árvore genealógica e ter um conhecimento exato de sua genealogia, você pode fazer um teste de cromossomo Y em vez de um teste de linhagem paterna.