Para fazer um teste de paternidade será exigido a utilização de um kit coleta que permitirá a coletagem das amostras necessárias para o teste de DNA. O kit é normalmente enviado para o endereço especificado pelo cliente e chega após alguns dias úteis à solicitação. O kit coleta pode variar de uma empresa para outra, mas são essencialmente parecidos e similiar utilização.

O que contém no Kit coleta para teste de DNA?

O kit coleta para teste de DNA normalmente contém o seguinte:

  • Cotonete Oral, às vezes chamado swab bucal ou mouth swabs. O kit geralmente contém dois cotonetes por pessoa a ser testada e são fornecidos para a mãe, suposto pai e filho. Cotonetes (swabs) adicionais podem ser inclusos ao kit se mais pessoas forem testadas. Os cotonetes usados por cada pessoa devem ser embalados individualmente de forma a evitar confusões e contato.
  • Uma folha de instruções. O passo-a-passo a ser seguido para a coleta de amostras de DNA é simples de ser manuseado. Isso será explicado mais adiante neste artigo.
  • Os formulários de consentimento: todas os participantes no teste devem fornecer consentimento para as amostras de DNA. É importante que você entenda a lei para testes de DNA no Reino Unido. Ato de Tecidos Humanos (HTA – Human Tissue Act) presente no Reino Unido torna ilegal a coleta de amostras de DNA e testa-los sem o consentimento explícito da pessoa que foi coletada. O prazo legal para esse consentimento é “o consentimento apropriado”. Todos os kits coleta para exames de DNA enviados a residência do solicitante irão conter um termo de consentimento. Certifique-se de preencher este com muito cuidado e enviá-lo de volta junto as amostras. Caso haja qualquer problema com o formulário de consentimento, o teste não terá continuidade até que seja apresentado um formulário de consentimento corretamente preenchido.

Como coletar amostras de DNA utilizando o Kit coleta

As instruções são normalmente simples de serem seguidas na coleta de DNA feito em casa. O cotonete oral precisa ser esfregado no interior da boca e debaixo da língua por cerca de dez segundos. O atrito criado entre o ato de esfregar o cotonete na mucosa da boca faz com que as células penetrem e fiquem presa ao cotonete, por meio da saliva. Tecnicamente, essas células são chamadas de células epiteliais descamadas.  As linhas das membranas epiteliais estão muitas das vezes na cavidades do nosso corpo, incluindo boca e o interior do nariz. É a partir dessas células que o DNA é extraído. Após feito a extração, eles precisam ser deixados para secar por cerca de uma hora. São fornecidos dois cotonetes no kit coleta para cada pessoa, e é essencial que seja utilizado os dois cotonetes. As instruções também especificam não comer ou beber nada além de água no período de uma hora antes da realização do teste. Também não deve-se fumar. Teste de DNA podem ser dificultados se essas etapas não forem seguidas, porque o perfil do DNA pode ficar degradado. Com os cotonetes secos, eles devem ser colocados de volta no envelope fornecido e enviado para análise em laboratório.

O que acontece se a minha amostra de DNA falhar?

Cotonetes orais têm uma taxa média de sucesso em 95%. Isto significa que se as amostras forem coletadas corretamente, o laboratório tem chance de 95% em extrair um perfil de DNA completo. No entanto, pode haver casos em que as amostras foram coletadas sem seguir cuidadosamente as instruções. Se a pessoa não seguir a recomendação de não comer no período de uma hora antes, fumar ou beber, em realizar a coleta, o DNA pode se tornar inválido. No entanto, o cenário mais comum para o não aproveitamento da amostra está na moldagem dos cotonetes. Isso acontece porque os cotonetes não foram secados adequadamente e envelopados antes do tempo da secagem expirar. Esporos de fungos também podem germinar no ambiente úmido no envelope e no cotonete.

Uma vez os cotonetes no laboratório, às vezes só pelo molde, pode ser visto a forma moldada incorretamente dos cotonetes a olho nu. Neste caso, o cliente será contatado e pedido o reenvio de cotonetes novos, sem custos adicionais (a menos que o cliente necessite de um novo Kit Coleta). Em outro cenário possível, o laboratório não consegue visualizar danos no molde até o teste começar, e irá acontecer do resultado do teste fornecer um perfil incompleto ou degradado, sendo cotonetes novos necessários à um custo de um novo material. Este é um momento pouco casual, mas o cliente terá de adquirir novos cotonetes (talvez em uma farmácia) e enviar as amostras de DNA novamente. Isso significa esperar os cotonetes chegarem no laboratório e um dia de atraso no resultado (opção por um serviço de correio expresso pode acelerar o envio das amostras e apressarem os resultados).

Geralmente, dois cotonetes são fornecidos para cada pessoa por este motivo. Se a primeira amostra não fornece DNA suficiente ou fornece um perfil degradado, em seguida, o segundo cotonete será analisado. Às vezes, ambos os cotonetes podem ser inválidos. Sendo necessário o uso do segundo cotonete exigirá mais tempo e, assim, poderá haver atraso na entrega do resultado do teste.

Não se esqueça de incluir o formulário de consentimento enviado no kit coleta para teste de DNA no envio das amostras ao laboratório. Além disso, a importância de se seguir os passos rigorosamente do kit coleta irá garantir que tudo ocorra sem maiores problemas.