Ao navegar na internet no sistema de buscas procurando realizar um teste de paternidade diversas empresas estarão ofertando seus serviços para ser o provedor de tais testes ou teste de terceiros, incluindo os testes de relação (que engloba uma ampla gama de testes biológicos para comprovar a existência da variedade de diferentes relações entre as pessoas). Em algumas empresas o kit de DNA será fornecido gratuitamente, permitindo que seja feito os testes de DNA em casa.

Saiba mais sobre o teste de paternidade

Testes de paternidade envolvem a análise do DNA do suposto pai, filho ou filhos. Geneticistas e outros cientistas sabem que com certeza nós herdamos metade de nossos genes por parte de mãe e a outra metade por parte de pai. Assim, o pai biológico dará a seu filho ou filha 50% de sua composição genética. Quando os cientistas analisam o teste de paternidade, eles comparam especificamente o DNA, que são conhecidos como loci genéticos. Muitas empresas testam 16 destes loci genéticos, sendo esta quantidade suficiente para dar a probabilidade de paternidade superior a 99,99% (em um teste de paternidade com amostras da mãe) e se o pai testado resultar em não pai biológico da criança a inclusão será de 0%. Para a coletagem das amostras, será necessário o uso do kit de DNA gratuito.

O Kit de DNA gratuito e como é usado

A maioria das empresas de testes de DNA envia o kit de DNA gratuito uma vez encomendado o teste, sendo este incluso no preço. O kit contém tudo que é necessário para coletar as amostras e são enviados da seguinte forma:

  • A boca de cotonetes (swabs). Envelopes embalados e rotulados claramente, para cada participante do teste.
  • Manual de instruções de como usar os cotonetes (swabs).
  • Guia de consentimento, onde todas as pessoas que participam do teste devem preencher os dados pessoais e assinar.

É importante seguir as instruções com cuidado, e usar a boca de cotonetes que é extremamente fácil de ser manuseada pelo usuário, caso as precauções básicas forem seguidas. Você pode conferir dicas de como manusear acessando o guia de consentimento online. Embora recebido o kit de DNA gratuito incluído no valor do teste de paternidade, em caso de o cliente cometer erros, (como comer ou beber pouco antes de esfregar os cotonetes na boca) e as amostras de DNA conter amostras degradadas sendo insuficiente para a coleta e análise, será necessário o envio de outro kit. Embora o kit seja gratuito, em caso de reposição ou segundo kit, este terá custo adicional.
Kit de DNA gratuito são coletados de maneira extremamente simples, fácil de usar e frequentemente os usuários não demonstram problemas ou dificuldades na coleta das amostras. Se você se sentir desconfortável para realizar tal manuseio, entre em contato sobre o assunto com conosco