O teste de DNA entre irmãos é um dos testes de DNA para a descoberta de parentesco que são especialmente desenvolvidos para resolver consultas de natureza da relação entre irmãos. É comum irmãos possuírem incerteza se eles compartilham um ou ambos os pais. Eles, portanto, não tendo certeza sobre se são meio-irmão, irmãos completos ou que de parentesco diferente solicitam o teste.

Natureza da irmandade

Irmãos completos dividem os mesmos pais biológicos. Os meio-irmãos compartilhar apenas um dos pais biológicos. Nós chamamos os irmãos que partilham a mesma mãe irmãos uterinos. Irmãos uterinos têm pais diferentes. Irmãos que compartilham o mesmo pai, mas têm mães diferentes que chamamos irmãos consanguíneos. Primos de primeiro grau, cujos pais são gêmeos idênticos irão compartilhar a mesma quantidade de DNA como irmãos, embora não tecnicamente são referido como irmãos.

Teste de DNA para supostos irmãos e a Probabilidade

Quando os irmãos desejam determinar se eles têm um pai em comum é feito diretamente um teste de paternidade (assim, deve-se fornecer amostras de DNA do pai) ou um teste de maternidade (assim, fornecendo amostras do DNA da mãe), sendo na maioria dos casos, o pai testado e não a mãe.

Um teste de paternidade irá responder claramente se o suposto pai é o pai biológico ou não de dois supostos irmãos, e sanar a dúvida sobre o assunto. No entanto, com testes de DNA entre irmãos, as coisas são um pouco diferentes. Quando o DNA é analisado entre os supostos irmãos, os cientistas analisam a extensão do material genético que é compartilhado entre os dois irmãos. A inclusão do pai alegado ajuda muito a oferecer resultados mais conclusivos. O resultado será expresso em percentagem e quanto maior a porcentagem, há maior probabilidade de haver relacionamento entre os participantes. Os resultados dos testes de DNA também especificam o tipo de relação mais provável entre as pessoas testadas, a probabilidade de eles serem totalmente ligados ou não, metade, contra independentes ou totalmente não relacionados.

Teste de DNA entre irmãos: Como é feito?

As amostras de DNA são fáceis de coletar e vai exigir que os participantes simplesmente realizem uma amostra de saliva. Esta amostra é coletada por meio de um cotonete (swab) oral, que é esfregado no interior da boca para coletar as células da bochecha. Se você puder fornecer uma amostra de um dos supostos pais, mesmo que o pai não esteja disponível para coletar a amostra, poderá ser discutida a possibilidade de usar amostras de DNA com o laboratório, como fios de cabelo ou dentes.

As seguintes informações serão necessárias para a realização do teste de DNA para supostos irmãos

As perguntas abaixo irão ajudá-lo a identificar quais as informações que você precisa saber para este tipo de teste:

  • O que deseja se confirmar? (é preciso ter claro isso)
  • Quem está disponível para realizar o teste? (Isto nem sempre é o mesmo de quem está disposto a participar do teste).
  • O sexo das pessoas envolvidas é também crucial para saber o tipo de teste será necessário realizar.
  • Outras informações também podem ser relevantes, como por exemplo, se existe a possibilidade de os testados serem primos, ao invés de irmãos?

Fornecendo ao laboratório informações completas sobre o seu caso irá ajudá-los a avaliar qual teste de DNA é o mais adequado ao seu caso e, eventualmente, fazer recomendações adicionais para ajudar a obter o resultado mais preciso possível.

Tipos de testes entre irmãos

Teste do cromossomo Y: muitas vezes usado entre os homens que desejam determinar se eles compartilham o mesmo pai biológico.

Teste do cromossomo X: pode ser usado para determinar se duas pessoas do sexo feminino partilham um mesmo pai biológico. É necessário incluir amostras da mãe caso as pessoas do sexo feminino em questão desejam determinar a mesma mãe.

Teste do MtDNA: Às vezes este teste é também chamado de mitocondrial, sendo utilizado para determinar se dois indivíduos sendo do mesmo sexo, masculino ou feminino compartilham a mesma linha comum materna. Assim, duas irmãs que desejam saber se eles compartilham a mesma mãe pode fazer um teste MtDNA.

Teste de irmãos completos: este teste pode ser usado para determinar se os irmãos são irmãos completos, são meio-irmãos ou não há relação comum entre os participantes.

O teste de DNA entre irmãos às vezes pode ser complexo, porque os irmãos não necessariamente herdam porções do mesmo DNA de seus pais, o que significa que em alguns casos, por exemplo, dois irmãos podem ter quase nenhum DNA em comum ou compartilhar apenas pouco DNA. A empresa de testes de DNA que você escolher irá fornecer-lhe as informações necessárias sobre o melhor teste de DNA.