O teste genético de saúde foi desenvolvido especialmente para ajudar a identificar certa doença hereditária que o testado possa transportar e mais importante, dar-lhe uma idéia bastante avançada da probabilidade de desenvolvimento desta doença. O teste realmente vem tornando-se popular entre as pessoas mais conscientes sobre os estudos da genética e desejam aprender o máximo possível sobre seu DNA.

O que o teste de predisposição faz?

O teste de predisposição genética, ou teste de saúde do DNA como alguns se referem a ele, é baseado na análise do que são chamadas de polimorfismos de nucleotídeo único e estes estão relacionados com o aparecimento de doenças hereditárias. A lista de condições que o relatório de teste genético pode destacar é muito extensa e, além disso, para cada doença, as chances de você desenvolver a doença são expressas em porcentagens.

As doenças e o número de doenças examinadas em um teste claramente variam de empresa para empresa, mas em geral todas as empresas de testes de DNA focam nas doenças abrangidas em 4 categorias:

  • sistema imunitário (por exemplo, esclerose múltipla)
  • condições Cardiovasculares (Doenças do Coração, por exemplo)
  • Geral de saúde (ex. obesidade)
  • Câncer (por exemplo, câncer de pulmão)
  • Envelhecimento (ex. doença de Alzheimer)

Algumas empresas afirmam em seus relatórios certos resultados que é preciso estar ciente, pois não têm nenhum embasamento científico. Estes resultados podem estar ligados a sua personalidade, ou de seus genes, dizendo-lhe, por exemplo, predisposição ao pessimismo ou altruísmo ou, talvez, de ser artística ou musical. Não há respaldo científico para apoiar estas idéias.

Algumas pessoas têm problemas com testes genéticos de saúde

Alguns argumentam que podem condicionar as pessoas a não terem filhos, se eles sabem que têm uma predisposição a certas doenças. Estes se preocupam com os testes, e, por exemplo, alguns católicos mais fervorosos, podem estar preocupados e se frustrarem ao objetivo de se casar e ter filhos.

Outros se preocupam com as pessoas que podem apenas acreditar em determinismo biológico, estas pessoas não levam em consideração a importância do estilo de vida e meio ambiente e como isto pesa consideravelmente sobre o desenvolvimento de certas doenças genéticas. Eles simplesmente levam a sua vida e seu desenvolvimento como dependendo unicamente de seus genes.

Teste de predisposição genética: Viver mais e melhor

Testes genéticos de saúde é um campo relativamente novo de pesquisa. Eles provaram ser úteis para muitas pessoas que tomaram o controle de suas vidas, fazendo escolhas conscientes e informadas sobre como viver mais e melhor. Alguém com alta predisposição ao câncer de pulmão: deve-se evitar o tabagismo ativo e passivo, evitar áreas altamente poluídas, etc. Este é apenas um exemplo, mas existem diversos tipos de doenças diferentes que necessite de uma abordagem diferente a vida. Além disso, o teste não é caro e sendo a informação importante para usá-la de maneira positiva, muitos acham que vale a pena passar por um teste genético de saúde.