O teste de DNA pode ajudar nos casos em que tenha havido suspeita de incesto. Existem diferentes tipos de incesto, mas na maioria das culturas é considerado tabu e é, aliás, ilegal. O incesto entre irmãos e irmãs é o mais freqüente, seguido por incesto entre pai e filha. Mesmo que haja consentimento entre as pessoas da relação incestuosa, ainda assim é geralmente considerado ilegal.

O irmão que na verdade é um pai

Em alguns casos dois irmãos podem compartilhar do mesmo o pai. Isto pode não necessariamente ser o resultado de uma relação incestuosa, embora possa ser, dependendo do caso. Vamos ao exemplo. Jill e Sandra são irmãs, no entanto, pode ter acontecido de Jill ter ficado grávida na adolescência de Sandra. Sandra foi levada para ser cuidada pela avó de Jill e a avó descobriu que Jill e Sandra são irmãs. Neste caso, não seria possível fazer um teste de mtDNA (teste de DNA mitocondrial) porque Jill e Sandra vão dividir o mesmo MtDNA, isto é, independentemente se elas são irmãs ou se Jill é a mãe de Sandra. Um teste de maternidade completo seria conclusivamente melhor para determinar se Jill é a mãe de Sandra, ou não.

Testes de DNA em caso de incesto (Irmã-Irmão)

Mark e Susan tiveram um caso, mas são irmãos por parte de pai e mãe. Susan ficou grávida e teve um filho, Jane. A criança cresce com a suspeita que Mark, seu tio, poderia ser na realidade seu pai biológico. O que ela pode fazer?

O ideal é que ela faça um teste de paternidade. Isso implicaria obter uma amostra de DNA de Mark e ver se os seus perfis de DNA são os mesmos, se forem, é confirmado que Mark é seu pai.

A próxima opção, Mark está morto ou não está disponível para um teste de paternidade. Então poderia ser  realizado um teste de paternidade com um dos filhos de Mark. Estes filhos de Mark podem ser primos de Jane (se Jane não é filha de Mark), ou, alternativamente, se Jane é filha de Mark, os outros filhos dele não seriam seus primos de primeiro grau, mas sim seus meio-irmãos (eles têm um pai comum).

Testes de DNA entre irmãos depende muito do sexo das pessoas envolvidas, pode haver diferentes opções disponíveis, variando se as pessoas são do sexo masculino ou feminino. No entanto, independentemente da forma que é feito os testes, se os filhos de Mark e Jane forem apenas primos de primeiro grau ou meio irmãos haverá um volume considerável de material genético comum.

Testes de DNA podem ajudar a resolver casos de suspeita de incesto, no entanto, dependendo do caso específico, o teste pode ser não-conclusivo.