Porquê escolher o teste Saiba o Género?

O teste KnowtheGender tem as seguintes vantagens:

  • É o único teste de previsão de género por ADN realizado em laboratório e não invasivo em todo o mundo, sendo realizado com uma simples amostra de urina.
  • Os níveis de acuidade acima de 99% são incomparáveis.
  • Todos os testes são realizados num laboratório acreditado pelas normas ISO e AABB - nenhum outro laboratório que realiza este teste tem estes níveis de acreditação.

Outras empresas disponibilizam procedimentos de recolha de amostras complexos ou invasivos, com níveis de acuidade potencialmente baixos. A easyDNA disponibiliza um teste altamente fiável, fácil de realizar e com preço acessível.

A partir de que momento pode ser realizado o teste de previsão de género?

O género do feto pode ser descoberto a partir das 9 semanas de gravidez, a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual, utilizando o nosso teste de previsão do género. Este é o método mais rápido disponível para determinar o sexo do bebé. É necessário que tenha uma ideia clara do dia da concepção; por favor consulte a página calcular a data da concepção para saber mais.

Pode utilizar a nossa calculadora de gravidez para calcular as datas. Recomendamos sempre que consulte o seu ginecologista ou médico de família em caso de dúvida.

Quando ficam disponíveis os resultados?

Os resultados são habitualmente disponibilizados entre 7 a 10 dias úteis após a recepção das amostras pelo laboratório.

O que inclui o resultado?

Os resultados são claros e simples de compreender. Indicarão claramente se a análise detectou a presença de ADN masculino ou não.

Qual a quantidade de urina necessária? Em que recipiente devo colocá-la?

A quantidade de urina produzida em média por pessoa depende muito da quantidade de água que esta consome durante o dia. No entanto, em média, produzimos entre 1 e 2 litros por dia. A quantidade de urina necessária para o teste de previsão de género é de apenas entre 50 e 100ml. A urina deve ser recolhida no copo fornecido para o efeito no kit de recolha de amostras.

Sugerimos que visite o Guia para Recolha de Amostras para mais informação sobre como efectuar a recolha das amostras.

Durante quanto tempo posso guardar a amostra de urina? É necessário mantê-la refrigerada?

Recomendamos que envie a amostra de urina logo que possível. No entanto, para sua tranquilidade, uma solução conservante de cor roxa será fornecida juntamente com o kit, que deverá ser adicionada à urina, para garantir a estabilidade da amostra e dos fragmentos de ADN nela presentes. É extremamente importante que adicione esta solução à amostra de urina, quer proceda ao envio de imediato ou não.

Se não for possível enviar as amostras de imediato, então deverá refrigerar as amostras DEPOIS de adicionar a solução conservante, que irá ajudar a abrandar a degradação das amostras; a degradação da urina inicia-se apenas 30 minutos depois da recolha (apesar de não ser testada a urina mas sim os fragmentos de ADN nela presentes).

Que tipo de problemas podem surgir se utilizar uma amostra de sangue para este tipo de teste?

Se tiver realizado um transplante de medula óssea ou uma transfusão de sangue nos meses que antecedem o teste, não será possível realizá-lo. O problema deste tipo de amostra é a possibilidade de existirem falsos positivos na detecção de cromossomas Y específicos (ou seja, o resultado confirmar erroneamente a presença de cromossomas Y e, consequentemente, concluir que o bebé é um menino).

Se sofreu um aborto espontâneo ou induzido nos 3 meses antes da sua actual gravidez, não deverá realizar o teste de género do bebé. Isto deve-se ao facto de ainda poder circular ADN do feto anterior no seu sistema circulatório, o que pode levar a conclusões erradas.

Para além disso, este método de recolha de amostras (sangue) pode não ser adequado para hemofílicos.

Ouvi falar de um teste feito em casa com urina que permite saber o sexo do bebé. Estes testes funcionam mesmo?

Existem alguns kits para teste em casa, que dizem poder saber instantaneamente o sexo do bebé. Estes testes requerem habitualmente a primeira urina da manhã, que é depois misturada com uma solução fornecida no kit; baseia-se na detecção de determinadas hormonas que são expelidas na urina materna. As hormonas reagem com a solução, causando uma mudança de cor dependente de se tratar de menino ou menina. A acuidade desse tipo de teste nunca poderá ser comparada com um teste realizado em laboratório. Os níveis de certeza dos nossos testes nunca foram questionados.

Existem alguns factores (que não possam ser controlados) que possam afectar a acuidade do teste?

  • Níveis  de ADN fetal baixos no início da gravidez.
  • Algumas gravidezes iniciam-se com mais de um feto, mas um deles poderá perder a viabilidade muito cedo na gravidez. Isto pode ocorrer sem o conhecimento da gestante.

Posso recorrer a uma ecografia para saber o sexo do bebé?

É comum que as mulheres grávidas confiem na ecografia como método para determinar o sexo do bebé. O problema da ecografia é que por vezes fornece resultados errados ou indeterminados, especialmente no início da gravidez. Se pretende informação cientificamente comprovada relativamente ao género do seu bebé desde cedo na sua gravidez, será necessário realizar um teste de género.

Vendem o teste na India ou na China?

A easyDNA não comercializa o teste Saiba o Género na China ou na India; também não foi permitida a venda do nosso produto nesses países. Se o teste estiver a ser vendido localmente nestes mercados, não é um teste autorizado e não nos responsabilizamos por esse produto.

Sexo do bebê: ciencia
Sexo do bebê: Coleta Amostras
Sexo do bebê